Tabela de conteúdos

Documentação Módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout

, , , , ,

Neste artigo vamos ensinar a configurar o módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout, criado pela nossa equipe da Codemarket em parceria oficial com a Wirecard (Moip), para você poder usar esse excelente intermediador em sua Loja, contando com o suporte e qualidade dos produtos da Codemarket com anos em desenvolvimento Premium e inovador para Opencart e E-commerce.

Instalação

Primeiro, precisamentos instalar o Painel Codemarket na Loja e validar ele em Minha Conta → Lojas.
Veja o artigo abaixo ensinando a fazer isso:
Como instalar o Painel Codemarket no Opencart?

Vamos agora aos passos da Instalação do Módulo:

Exemplo loja FTP: Exemplo básico FTP de uma loja Openart

Tela de Modificações : Tela modificações Opencart

Na nova versão do nosso Painel Codemarket, ele fica em Extensões → Extensões ou Extensões → Módulos dependendo da versão, para mais detalhes veja no artigo Utilizando o Painel Codemarket em sua Loja.

Configuração do Módulo

Vamos ensinar nesta etapa a realizar a configuração do módulo e o que significa cada campo a ser configurado, fundamental que seja feita corretamente a configuração, para um bom funcionamento do módulo

Permissão

Clique na Tab Permissão para ir até essa etapa fundamental, que iremos definir as permissões da para o modo de Produção e Teste.

Passos produção:

  1. Precisa ter um cadastro aprovado na Wirecard (Moip), depois disso informe o tipo de conta ao lado
  2. Clique no botão Solicitar Permissão
  3. Você será encaminhado para a página da Wirecard (Moip), faça o Login caso não tenha feito
  4. Clique em Permitir Conexão
  5. Feche o Modal dessa configuração e clique em Limpar Cache na linha do módulo Pronto, agora vai aparecer as configurações do módulo

Passos teste:

  1. Crie uma conta de teste, clicando aqui.
  2. Repita o passo 2) em diante dos passos de produção, clicando no botão Solicitar Permissão Teste

Observação: pode levar alguns segundos, pois é criado também o Webhook para as notificações de Pagamentos, devido testes de URLs para achar a URL correta sem redirecionamento . Tempo estimado de 5-10s e se for loja Opencart 2.x abaixo da 2.3.x pode levar um pouco mais.

Cartão de Crédito

Cartão - Configuração básica

Exemplo de configuração: Moip Exemplo Configuração básica

Cartão Personalização

Cartão Parcelas

Nesta etapa, pode informar a configuração de cada parcela do Cartão, como o valor mínimo do Pedido para Habilitar elas e o juros de cada parcela. Já para a 1x, pode definir o desconto em porcentagem, um número de 0-100.

Parcela 1x

Parcela 2x até 12x

Boleto

Boleto - Configuração básica

Boleto Personalização

Geral

Status Pedidos

Nesta etapa, você vai definir os Status de sua loja, relacionados com os Status dos Pedidos na Wirecard, basta relacionar entre ambos, caso não tenha o Status correto em sua loja, crie o mesmo, que ira aparecer para relacionar.

Configuração

Nesta etapa, você vai definir a relação dos Campos Extras e nome na Fatura do Cartão É essencial a criação e relação dos campos extras criados, pois são dados obrigatórios para a Wirecard, por isso recomendamos que use máscara e validação nesses campos e outros do cadastro do cliente, para evitar erros neles.

Para Máscaras e validação do CPF/CNPJ, recomendamos esse módulo de nosso equipe:
[Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3 ](https://www.codemarket.com.br/produto/validar-e-mascara-cep-cpf-cnpj-e-telefone-cadastro-e-checkout-para-opencart “Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3”) , já acompanha instalação e adaptação ao tema

Configuração Exemplo

Nesta etapa, vamos mostrar alguns exemplos de Configuração base

Cartão Personalização

Mensagem Histórico: Pagamento por Cartão de Crédito {cartao} Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor juros do parcelamento: {juros} {parcelamento} Valor total: {total}

Boleto Personalização

Informação Pagamento: <p>Pague de forma segura por Boleto</p>

<p><span style="color: rgb(148, 189, 123); font-weight: bold;">Desconto de {desconto_reais}</span></p>
<span style="font-weight: bold;">Valor total {total}</span>

Mensagem Histórico: Pagamento por Boleto Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor total: {total} Clique no botão abaixo para abrir o Boleto {botao} <a href='{link}' rel='nofollow' target='_blank'><b>Pagamento, clique aqui</b></a>

Modal - Conteúdo: <p>O boleto foi gerado com sucesso, você pode optar por visualizar o boleto clicando em “Visualizar boleto”</p> {linha_digitavel}

FAQ

Nessa página, iremos explicar algumas dúvidas gerais de forma resumida e pequenas dicas

Qual versão do Opencart que o módulo funciona e requisitos?

Protocolo TSL 1.2 obrigatório

É obrigatório o uso de SSL e da versão TSL 1.2 do protocolo de SSL, pode verificar em sua hospedagem, a maioria hoje já suporta essa versão, ela é altamente recomendada por questão de segurança.

Segue a informação da Wirecard (Moip) sobre isso: “Temos um protocolo que é responsável pela transmissão de informações do seu site para o Moip com segurança. Esse protocolo é chamado TLS e a partir do dia 30/06/2018 ele será atualizado para a versão 1.2 e todas as versões anteriores (1.0 e 1.1) serão desativadas.

Não esqueça de verificar o seu sistema e garantir que ele está pronto para o TLS 1.2, caso contrário o Moip poderá parar de funcionar no seu site.”
Para mais detalhes da informação no Moip

Para realizar um teste, use o SSL Labs, endereço: https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=codemarket.com.br&latest
Troque codemarket.com.br para o endereço do seu site, ele vai avaliar o SSL em seu site, informar a pontuação, recomendados A ou A+ e também informa a versão do TLS suportado.

Vá até Configuration → Protocols e veja em TLS 1.2 se aparece Yes, se sim, está tudo certo com o seu protocolo de SSL Veja como deve aparecer: Moip Exemplo Configuração básica

Ele funciona em qualquer Checkout?

O funcionamento em Checkout fora do padrão da plataforma Opencart, vai depender basicamente da qualidade do Checkout e compatibilidade do mesmo
Temos instalado em algumas lojas com Checkouts fora do padrão da plataforma e alguns até não indicados funcionou normalmente, porém não tem como garantirmos que vai funcionar em qualquer Checkout, por isso recomendamos sempre que use o padrão ou um bem feito.

Como deve ser o cadastro da Loja?

Recomendamos que a loja valide bem os campos do cadastro, use máscara e os campos extras obrigatórios, para o melhor funcionamento do módulo e usabilidade do cliente, que só precisa informar alguns dados no Cadastro e não no Pagamento novamente.
Fundamental também o uso de máscara nos campos CEP, Telefone, Data de Nascimento e outros, para evitar erros de digitação do cliente.

Módulo recomendado para o Cadastro e Checkout?

Recomendamos os seguintes módulos para ajudar na validação e usabilidade do Cadastro e Checkout de sua loja

Qual versão do Opencart mais recomendada atualmente?

Recomendamos o Opencart 3.0.3.6 e o 2.3.0.2, para mais detalhes veja o artigo Qual versão do Opencart usar?.
Evite usar versões antigas do Opencart 2 ou 3.

A licença é realmente gratuita, não pago nada?

Isso mesmo, a licença de uso é totalmente gratuita e sem custo, incluso o suporte de 3 meses e atualizações sem custo.

Posso usar em mais de uma loja?

Sim, para usar em mais de uma loja, precisa fazer um pedido com uma nova licença, para poder gerar a Licença para a loja desejada.

Suporte Codemarket

Vamos ensinar nesta etapa, como entrar em contato conosco para Suporte ou Dúvida.

E-mail

Esse é o Canal no qual preferimos, devido a facilidade do seu uso por ambas as partes, poder enviar imagens, vídeos e ficar tudo registrado, uma excelente forma de comunicação e também muito útil para suporte.

Para abrir um suporte por e-mail, envie um e-mail para: contato@codemarket.com.br

Assunto:
Suporte Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout - Resumo do problema

Conteúdo:
Tente informar de forma resumida e completa sobre o motivo do suporte, para agilizar o atendimento do mesmo, segue os dados importantes no conteúdo do e-mail:

E-mail usado em nosso site para o Pedido:
Nome da Loja:
URL da Loja:
Versão do Opencart:
Checkout nativo:
Sistema de Cache na Loja ou Hospedagem: Resumo do motivo do suporte ou dúvida:

Opcional:
Dados do FTP da loja:
Dados da administração da loja:

Prazo estimado do suporte

Nosso suporte é feito de segunda a sexta feira, entre 11:00 e 17:00, o prazo estimado é de 2-3 dias úteis para um retorno, para resolver o suporte, o prazo varia conforme a complexidade do mesmo e agilidade nas informações dos dados necessários para podermos verificar, normalmente é resolvido entre 3-5 dias úteis.