Essa é uma revisão anterior do documento!
Documentação Melhor Envio Oficial - Correios e Transportadoras
Vamos ensinar neste artigo a configurar o módulo Integração Melhor Envio Oficial - Correios e Transportadoras feito para o Opencart pela Codemarket com Parceria Oficial com a Melhor Envio, tenha uma integração Premium sem custo e oficial.
Instalação
Resumo dos passos:
- Instale o Painel Codemarket
- Suba os arquivos da integração da versão da sua Loja para a raiz da Loja
- Ative o xml do Módulo
Primeiro, precisamentos instalar o Painel Codemarket na Loja e validar ele em Minha Conta → Lojas.
Veja o artigo abaixo ensinando a fazer isso:
Como instalar o Painel Codemarket no Opencart?
Vamos agora aos passos da Instalação do Módulo no Opencart 2 ou 3:
Baixar o módulo em Minha Conta → Licenças → Baixar (ícone para o Download), só pode baixar após ter feito a etapa anterior de instalação do nosso Painel Codemarket e sua validação;
- Subir os arquivos do módulo pelo FTP/SFTP;
- Ir em Extensões → Modificações → Clicar em Limpar Cache (ícone azul);
Na nova versão do nosso Painel Codemarket, ele fica em Extensões → Extensões ou Extensões → Módulos dependendo da versão, para mais detalhes veja no artigo Utilizando o Painel Codemarket em sua Loja.
- Configurar o módulo conforme informado nas etapas abaixo e salvar;
- Pronto, agora é só testar e usar no Carrinho calculando a entrega ou no Checkout, desejamos boas vendas.
Se após ter feito as etapas, não tiver conseguindo instalar ou tiver alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte ou veja o passo abaixo da instalação feita por nossa equipe.
Instalação Codemarket
Seguiu o tutorial acima, mas não conseguiu instalar ou deseja que nossa equipe instale a integração, então vejo o passo a passo abaixo. A primeira instalação pode ser feita por nossa equipe sem custo, caso deseje, por favor enviar para contato@codemarket.com.br os dados abaixo da Loja:
FTP
Host:
Login:
Senha:
Pasta onde estão os arquivos:
Administrador do Opencart
Link admin:
Login:
Senha:
Melhor Envio
E-mail:
Senha:
ou
Token:
Endereço do estoque da Loja
CEP:
Endereço:
Número:
Configuração
Aprenda a Configurar a integração de forma fácil e simples com os passos abaixo, cada passo é referente a cada Tab da Configuração e campos a serem configurados.
Após configurar, clique no botão do lado direito em Salvar, para salvar as configurações feitas.
Informar o Token - Como gerar o Token no Melhor Envio
A primeira etapa é informar o Token do Melhor Envio. Basta adicionar um Token válido do Melhor Envio e salvar para aparecer as demais etapas.
Passos para criar o Token no Melhor Envio ou Refazer ele:
- Logue no Melhor Envio: https://melhorenvio.com.br/login
- No Menu do lado esquerdo clique em Gerenciar → Tokens ou use este Link
- Clique em NOVO TOKEN
- Digite o nome da sua Loja ou outro em Nome
- Clique em Selecionar todos e depois em SALVAR
- Anote o Token Gerado e cole abaixo
- Pronto, clique em Salvar Token
Obs: Se não estiver Salvando o Token, gere um novo, pode ter expirado ou estar inválido.
Opencart
Nesta Tab fica as configurações relacionadas ao Opencart e básico do módulo.
Título: Informe o título que vai aparecer nas Formas de Envios, acima dos serviços orçados, exemplo Transportadoras.
Região Geográfica: Informe a Região Geográfica que deseja exibir a integração.
Escolha a unidade de CM: Informe a unidade de medida em centímetro usado na loja.
Escolha a unidade de KG: Informe a unidade de peso em quilogramas usado na loja.
Status: Marque Habilitado para ativar a integração ou Desabilitado para Desativar, ao desativar não aparece mais nas formas de envios.
Melhor Envio
Nesta parte ficam as configurações relaciondas a Melhor Envio e sua Loja, como seus dados de Origem e Token.
Origem: Informe o CEP do endereço da Loja ou do local que fica os produtos a ser enviado.
Endereço: Informe o endereço da Loja ou do local que fica os produtos a ser enviado.
Número: Informe o Número do endereço da Loja ou do local que fica os produtos a ser enviado.
Modo de Operação: Informe o modo de Operação, sendo Sandbox para teste apenas ou Produção para usar em Produção.
Token: Informe o Token na Melhor Envio para ser usado na Integração da Loja.
Serviços
Nesta parte ficam as configurações dos Serviços a serem ativos e quais opções deseja ativar em cada serviço.
Algumas opções só aparecem para certos serviços que suportam ela, por exemplo Coleta só algumas Transportadoras tem serviços com a opção de Coleta.
Status: Informe o título que vai aparecer nas Formas de Envios, acima dos serviços orçados, exemplo Transportadoras.
Título personalizado: Informe a Região Geográfica que deseja exibir a integração.
Prazo Adicional (dias): Informe a unidade de medida em centímetro usado na loja.
Declar Valor: Informe a unidade de peso em quilogramas usado na loja.
Mão Própria: Informe a unidade de peso em quilogramas usado na loja.
Aviso Recebimento: Informe a unidade de peso em quilogramas usado na loja.
Coleta: Informe a unidade de peso em quilogramas usado na loja.
Detalhes
Sobre alguns detalhes e observações
Parou de realizar as Cotações?
Quando a melhoria para de fazer a cotação, sem qualquer alteração nos arquivos ou sua configuração, normalmente ocorre, devido a expiração do Token do Melhor Envio. Nestes casos, o mais recomendo é **refazer o Token no Melhor Envio** e salvar no Painel da Melhoria novamente, deve resolver e voltar a calcular normalmente.
Outro motivo, pode ser a desativação no Painel ou configuração alterada de forma errada, como usar no lugar de KG a Grama.
Na versão 4.0 do Melhor Envio pode ver no Dashboard do Administrador a data de expiração do Token, assim da para descobrir facilmente se pode estar relacionado a Token expirado.
Erro na Cotação do Frete ou no Pacote
Erro para realizar a cotação do Frete ou no Detalhes do Pedido na parte do Pacote pode ser ligado ao Guzzle.
Temos reparado recentemente que algumas hospedagens pode ocorrer erro com o Guzzle cliente famoso de HTTP e usado nativamente no Opencart.
Em algumas hospedagens da para ver o erro e outras pode ficar apenas HTTP 500, o erro pode aparecer como:
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined method GuzzleHttp\Utils::chooseHandler() in /home/store/public_html/system/library/vendor/guzzlehttp/guzzle/src/functions.php:61 Stack trace: #0
O detlahe ocorre, pois algumas hospedagens usam tanto o Guzzle da biblioteca do Melhor Envio e do Opencart causando conflitos, pois dependendo da versão o do Opencart está com o Guzzle desatualizado sem métodos como: chooseHandler por exemplo.
Para resolver neste caso basta seguir estes passos:
- Entre no FTP/SFTP e vá até a raiz da sua loja
- Agora acesse system/library/vendor/ e procure por guzzlehttp
- Renomei o guzzlehttp para guzzlehttp_antigo ou outro nome desejado
- Abra a pasta da sua versão do Melhor Envio e vai até system\library\code\code_menvio\vendor\ e coloque o guzzlehttp na sua loja no caminho que editou o guzzlehttp (system/library/vendor/)
- Pronto agora foi atualizado o Guzzle para a versão do seu Melhor Envio e com isso deve voltar a funcionar normlmente o seu Melhor Envio