Documentação Módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout
Neste artigo vamos ensinar a configurar o módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout, criado pela nossa equipe da Codemarket em parceria oficial com a Wirecard (Moip), para você poder usar esse excelente intermediador em sua Loja, contando com o suporte e qualidade dos produtos da Codemarket com anos em desenvolvimento Premium e inovador para Opencart e E-commerce.
Instalação
Primeiro, precisamentos instalar o Painel Codemarket na Loja e validar ele em Minha Conta → Lojas.
Veja o artigo abaixo ensinando a fazer isso:
Como instalar o Painel Codemarket no Opencart?
Vamos agora aos passos da Instalação do Módulo:
- Baixar o módulo em Minha Conta → Licenças → Baixar (ícone para o Download), só pode baixar após ter feito a etapa anterior de instalação do nosso Painel Codemarket e sua validação
- Subir os arquivos do módulo pelo FTP/SFTP
- Ir em Extensões → Modificações → Clicar em Limpar Cache (ícone azul)
Na nova versão do nosso Painel Codemarket, ele fica em Extensões → Extensões ou Extensões → Módulos dependendo da versão, para mais detalhes veja no artigo Utilizando o Painel Codemarket em sua Loja.
- Configurar o módulo conforme informado nas etapas abaixo e salvar, lembre-se principalmente da etapa de Permissão explicada com detalhes na Configuração do Módulo
- Pronto, agora é só testar e usar, recomendo verificar o FAQ nesse artigo e as outras partes logo abaixo, boas vendas
Configuração do Módulo
Vamos ensinar nesta etapa a realizar a configuração do módulo e o que significa cada campo a ser configurado, fundamental que seja feita corretamente a configuração, para um bom funcionamento do módulo
Permissão
Clique na Tab Permissão para ir até essa etapa fundamental, que iremos definir as permissões da para o modo de Produção e Teste.
Passos produção:
- Precisa ter um cadastro aprovado na Wirecard (Moip), depois disso informe o tipo de conta ao lado
- Clique no botão Solicitar Permissão
- Você será encaminhado para a página da Wirecard (Moip), faça o Login caso não tenha feito
- Clique em Permitir Conexão
- Feche o Modal dessa configuração e clique em Limpar Cache na linha do módulo Pronto, agora vai aparecer as configurações do módulo
Passos teste:
- Crie uma conta de teste, clicando aqui.
- Repita o passo 2) em diante dos passos de produção, clicando no botão Solicitar Permissão Teste
Observação: pode levar alguns segundos, pois é criado também o Webhook para as notificações de Pagamentos, devido testes de URLs para achar a URL correta sem redirecionamento . Tempo estimado de 5-10s e se for loja Opencart 2.x abaixo da 2.3.x pode levar um pouco mais.
Cartão de Crédito
Cartão - Configuração básica
- Parcela máxima: Informe o máximo de parcela que deseja que apareça para o cliente selecionar, exemplo: 8, neste caso no máximo será exibido até no máximo 8 parcelas.
- Ordem na Listagem de Pagamento: Informe a ordem que deseja que aparece na listagem de Pagamento, quanto menor, primeiro fica na ordem, exemplo Cartão de Crédito 1 e Boleto 2, neste caso o Cartão de Crédito aparece antes do Boleto
- Região Geográfica: Informe a região que deseja habilitar o módulo, se não definir, vai funcionar para todas
- Habilitar Modo de Teste: Informe se deseja ativar o modo de teste, recomendado apenas para teste, acima das tabs, aparece se o Cartão está no modo de teste ou não também para facilitar. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o modo de teste e Não vai ativar o modo de Produção.
- Habilitar: Informe se deseja ativar o Cartão de Crédito, fazendo o mesmo aparecer na listagem de Pagamentos se todas as condições forem atendidas, como a região geográfica. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o módulo e Não desativar.
Cartão Personalização
- Título Cartão de Crédito: Informe o título do Cartão de Crédito, ele vai aparecer na listagem dos Pagamentos e também no Pedido
- Título Botão Confirmar Pedido: Informe o título do Botão Confirmar Pedido, que aparece junto da tela de Pagamento, para o cliente processar o Pagamento e mudar o histórico do Pedido para Em Análise
- Informação Pagamento: Informe o texto que ira aparecer acima dos dados do Cartão de crédito, opcional para exibir alguma mensagem para o seu cliente, como informar que a compra é segura ou algum procedimento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
- {cartao} Últimos dígitos do Cartão e Bandeira
- {desconto_reais} Valor de desconto
- {juros} Valor do juros
- {parcelamento} Quantidade de parcelas e valor
- {total} Valor total pago no Cartão com os descontos e juros do parcelamento
- Mensagem Histórico: Informe o texto que ira aparecer no histórico, no Status inicial em Análise, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
- {cartao} Últimos dígitos do Cartão e Bandeira
- {desconto_reais} Valor de desconto
- {juros} Valor do juros
- {parcelamento} Quantidade de parcelas e valor
- {total} Valor total pago no Cartão com os descontos e juros do parcelamento
Cartão Parcelas
Nesta etapa, pode informar a configuração de cada parcela do Cartão, como o valor mínimo do Pedido para Habilitar elas e o juros de cada parcela. Já para a 1x, pode definir o desconto em porcentagem, um número de 0-100.
Parcela 1x
- Desconto à vista % (0-100): Informe o valor de Desconto à vista % (0-100), um número de 0 até 100, para o desconto em porcentagem para pagamento em 1x, exemplo: 5, logo o sub total vai ter 5% de desconto se o cliente escolher 1x, caso custe 100 reais, vai ficar em 95 reais.
Parcela 2x até 12x
- Pedido mínimo: Informe o valor para habilitar a parcela, ela só vai ser exibida, quando o valor do pedido for igual ou maior ao valor informado. Use sempre ponto no lugar da vírgula ou valor inteiro, exemplo 350.80 ou 350.
- Juros % (0 até 100): Informe o valor de Juros a % (0-100), um número de 0 até 100, para o juros de pagamento, exemplo: 4x juros de 10, se o pedido custa 100 reais, vai ficar 110 reais o total com o juros.
Boleto
Boleto - Configuração básica
- Instrução Boleto Linha 1 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 1
- Instrução Boleto Linha 2 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 2
- Instrução Boleto Linha 3 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 3
- Desconto % (0 até 100): Informe o valor de Desconto % (0-100), um número de 0 até 100, para o desconto em porcentagem para pagamento em 1x, exemplo: 5, logo o sub total vai ter 5% de desconto se o cliente escolher 1x, caso custe 100 reais, vai ficar em 95 reais.
- Ordem na Listagem de Pagamento: Informe a ordem que deseja que aparece na listagem de Pagamento, quanto menor, primeiro fica na ordem, exemplo Cartão de Crédito 1 e Boleto 2, neste caso o Cartão de Crédito aparece antes do Boleto
- Habilitar Modo de Teste: Informe se deseja ativar o modo de teste, recomendado apenas para teste, acima das tabs, aparece se o Cartão está no modo de teste ou não também para facilitar. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o modo de teste e Não vai ativar o modo de Produção.
- Prazo vencimento em dias: Informe o prazo para Vencimento do Boleto em dias
- Região Geográfica: Informe a região que deseja habilitar o módulo, se não definir, vai funcionar para todas
- Habilitar: Informe se deseja ativar o Boleto, fazendo o mesmo aparecer na listagem de Pagamentos se todas as condições forem atendidas, como a região geográfica. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o módulo e Não desativar.
Boleto Personalização
- Informação Pagamento: Informe o texto que ira aparecer acima dos dados do Boleto, opcional para exibir alguma mensagem para o seu cliente, como informar que a compra é segura ou algum procedimento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
- {desconto_reais} Valor em reais do desconto por Boleto
- {total} Valor de desconto: Valor total do Pagamento por Boleto
- Mensagem Histórico: Informe o texto que ira aparecer no histórico, no Status inicial em Aguardando Pagamento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
- {desconto_reais} Valor em reais do desconto por Boleto
- {total} Valor de desconto: Valor total do Pagamento por Boleto
- {botao} Botão gerado com o Link do Boleto
- {link} URL do Boleto, pode ser usado para criar um Link ou Botão por exemplo
- {linha_digital} Exibe os números do Boleto para Pagamento
- Modal - Conteúdo: Informe o texto que ira aparecer no Conteúdo do Modal,, pode ser usado os mesmos coringas da Mensagem Histórico para esse conteúdo, exemplo {linha_digital} para informar os números do Boleto
- Título Boleto: Informe o título do Boleto, ele vai aparecer na listagem dos Pagamentos e também no Pedido
- Título Botão Confirmar Pedido: Informe o título do Botão Confirmar Pedido, que aparece junto da tela de Pagamento, para o cliente processar o Pagamento e mudar o histórico do Pedido para Aguardando Pagamento
- Modal Título: Informe o título do Modal aberto após gerado o Boleto
- Modal - Título Botão Direito: Informe o título do Botão do lado direito do modal, esse botão abre o Boleto gerado e vai para a página de sucesso
- Modal - Título Botão Esquerdo: Informe o título do Botão do lado esquerdo do modal, esse botão fecha o Modal e vai para a página de sucesso
Geral
Status Pedidos
Nesta etapa, você vai definir os Status de sua loja, relacionados com os Status dos Pedidos na Wirecard, basta relacionar entre ambos, caso não tenha o Status correto em sua loja, crie o mesmo, que ira aparecer para relacionar.
- Status aguardando confirmação de pagamento (Boleto): Pedido aguardando confirmação de pagamento. Indica que há um boleto que ainda não foi confirmado pelo banco, mas foi criado
- Status em análise (Cartão): Pedido aguardando confirmação de pagamento. Indica que há um pagamento de cartão em análise.
- Status Pago: Pedido pago. O pagamento criado neste pedido foi autorizado.
- Status Não Pago: Pedido não pago. O pagamento criado neste pedido foi cancelado (Pagamentos com cartão podem ser cancelados pela Wirecard ou pelo emissor do cartão, boletos são cancelados 5 dias após vencimento, débito bancário é cancelado em caso de falha).
- Status Revertido: Pedido revertido. Sofreu um chargeback ou foi completamente reembolsado.
- Alertar sobre mudança no status do Pedido: Informe se deseja enviar um E-mail para o cliente sobre a mudança no histórico do pedido, Sim caso deseje enviar e Não caso prefira não enviar.
Configuração
Nesta etapa, você vai definir a relação dos Campos Extras e nome na Fatura do Cartão É essencial a criação e relação dos campos extras criados, pois são dados obrigatórios para a Wirecard, por isso recomendamos que use máscara e validação nesses campos e outros do cadastro do cliente, para evitar erros neles.
Para Máscaras e validação do CPF/CNPJ, recomendamos esse módulo de nosso equipe:
[Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3 ](https://www.codemarket.com.br/produto/validar-e-mascara-cep-cpf-cnpj-e-telefone-cadastro-e-checkout-para-opencart “Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3”) , já acompanha instalação e adaptação ao tema
- Nome na Fatura (máximo 13 caracteres): Informe o nome para aparecer na Fatura
- Campo Extra CPF: Relacione com o Campo Extra CPF da Loja , usado nos dados do cliente para pessoa física, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório
- Campo Extra CNPJ: Relacione com o Campo Extra CNPJ da Loja, usado nos dados do cliente, para pessoa jurídica, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório
- Campo Extra Número: Relacione com o Campo Extra Número da Loja, usado no endereço, recomendado que seja um campo obrigatório
- Campo Extra Complemento: Relacione com o Campo Complemento da Loja, usado no endereço
- Campo Extra Data de Nascimento: Relacione com o Campo Extra Data de Nascimento da Loja , usado nos dados do cliente para pessoa física, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório
Configuração Exemplo
Nesta etapa, vamos mostrar alguns exemplos de Configuração base
Cartão Personalização
Mensagem Histórico: Pagamento por Cartão de Crédito {cartao} Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor juros do parcelamento: {juros} {parcelamento} Valor total: {total}
Boleto Personalização
Informação Pagamento: <p>
Pague de forma segura por Boleto</p>
<p><span style="color: rgb(148, 189, 123); font-weight: bold;">Desconto de {desconto_reais}</span></p> <span style="font-weight: bold;">Valor total {total}</span>
Mensagem Histórico: Pagamento por Boleto Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor total: {total} Clique no botão abaixo para abrir o Boleto {botao} <a href='{link}' rel='nofollow' target='_blank'>
<b>
Pagamento, clique aqui</b>
</a>
Modal - Conteúdo: <p>
O boleto foi gerado com sucesso, você pode optar por visualizar o boleto clicando em “Visualizar boleto”</p>
{linha_digitavel}
FAQ
Nessa página, iremos explicar algumas dúvidas gerais de forma resumida e pequenas dicas
Qual versão do Opencart que o módulo funciona e requisitos?
- O módulo funciona para Opencart 2.x até 3.x, para todas as versões deles
- Precisa do PHP 5.6 ou mais atual
- Painel Codemarket
- Checkout Padrão da plataforma Opencart de preferência
- Cadastro ativo na Wirecard (Moip)
Protocolo TSL 1.2 obrigatório
É obrigatório o uso de SSL e da versão TSL 1.2 do protocolo de SSL, pode verificar em sua hospedagem, a maioria hoje já suporta essa versão, ela é altamente recomendada por questão de segurança.
Segue a informação da Wirecard (Moip) sobre isso: “Temos um protocolo que é responsável pela transmissão de informações do seu site para o Moip com segurança. Esse protocolo é chamado TLS e a partir do dia 30/06/2018 ele será atualizado para a versão 1.2 e todas as versões anteriores (1.0 e 1.1) serão desativadas.
Não esqueça de verificar o seu sistema e garantir que ele está pronto para o TLS 1.2, caso contrário o Moip poderá parar de funcionar no seu site.”
Para mais detalhes da informação no Moip
Para realizar um teste, use o SSL Labs, endereço: https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=codemarket.com.br&latest
Troque codemarket.com.br para o endereço do seu site, ele vai avaliar o SSL em seu site, informar a pontuação, recomendados A ou A+ e também informa a versão do TLS suportado.
Vá até Configuration → Protocols e veja em TLS 1.2 se aparece Yes, se sim, está tudo certo com o seu protocolo de SSL Veja como deve aparecer:
Ele funciona em qualquer Checkout?
O funcionamento em Checkout fora do padrão da plataforma Opencart, vai depender basicamente da qualidade do Checkout e compatibilidade do mesmo
Temos instalado em algumas lojas com Checkouts fora do padrão da plataforma e alguns até não indicados funcionou normalmente, porém não tem como garantirmos que vai funcionar em qualquer Checkout, por isso recomendamos sempre que use o padrão ou um bem feito.
Como deve ser o cadastro da Loja?
Recomendamos que a loja valide bem os campos do cadastro, use máscara e os campos extras obrigatórios, para o melhor funcionamento do módulo e usabilidade do cliente, que só precisa informar alguns dados no Cadastro e não no Pagamento novamente.
Fundamental também o uso de máscara nos campos CEP, Telefone, Data de Nascimento e outros, para evitar erros de digitação do cliente.
Módulo recomendado para o Cadastro e Checkout?
Recomendamos os seguintes módulos para ajudar na validação e usabilidade do Cadastro e Checkout de sua loja
- [Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3 ](https://www.codemarket.com.br/produto/validar-e-mascara-cep-cpf-cnpj-e-telefone-cadastro-e-checkout-para-opencart “Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3”)
Qual versão do Opencart mais recomendada atualmente?
Recomendamos o Opencart 3.0.3.6 e o 2.3.0.2, para mais detalhes veja o artigo Qual versão do Opencart usar?.
Evite usar versões antigas do Opencart 2 ou 3.
A licença é realmente gratuita, não pago nada?
Isso mesmo, a licença de uso é totalmente gratuita e sem custo, incluso o suporte de 3 meses e atualizações sem custo.
Posso usar em mais de uma loja?
Sim, para usar em mais de uma loja, precisa fazer um pedido com uma nova licença, para poder gerar a Licença para a loja desejada.
Suporte Codemarket
Vamos ensinar nesta etapa, como entrar em contato conosco para Suporte ou Dúvida.
Esse é o Canal no qual preferimos, devido a facilidade do seu uso por ambas as partes, poder enviar imagens, vídeos e ficar tudo registrado, uma excelente forma de comunicação e também muito útil para suporte.
Para abrir um suporte por e-mail, envie um e-mail para: contato@codemarket.com.br
Assunto:
Suporte Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout - Resumo do problema
Conteúdo:
Tente informar de forma resumida e completa sobre o motivo do suporte, para agilizar o atendimento do mesmo, segue os dados importantes no conteúdo do e-mail:
E-mail usado em nosso site para o Pedido:
Nome da Loja:
URL da Loja:
Versão do Opencart:
Checkout nativo:
Sistema de Cache na Loja ou Hospedagem: Resumo do motivo do suporte ou dúvida:
Opcional:
Dados do FTP da loja:
Dados da administração da loja:
Prazo estimado do suporte
Nosso suporte é feito de segunda a sexta feira, entre 11:00 e 17:00, o prazo estimado é de 2-3 dias úteis para um retorno, para resolver o suporte, o prazo varia conforme a complexidade do mesmo e agilidade nas informações dos dados necessários para podermos verificar, normalmente é resolvido entre 3-5 dias úteis.