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Documentação Módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout

Neste artigo vamos ensinar a configurar o módulo de Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout, criado pela nossa equipe da Codemarket em parceria oficial com a Wirecard (Moip), para você poder usar esse excelente intermediador em sua Loja, contando com o suporte e qualidade dos produtos da Codemarket com anos em desenvolvimento Premium e inovador para Opencart e E-commerce.

Primeiro, precisamentos instalar o Painel Codemarket na Loja e validar ele em Minha Conta → Lojas.
Veja o artigo abaixo ensinando a fazer isso:
Como instalar o Painel Codemarket no Opencart?

Vamos agora aos passos da Instalação do Módulo:

  • Baixar o módulo em Minha Conta → Licenças → Baixar (ícone para o Download), só pode baixar após ter feito a etapa anterior de instalação do nosso Painel Codemarket e sua validação
  • Subir os arquivos do módulo pelo FTP/SFTP

Exemplo loja FTP: Exemplo básico FTP de uma loja Openart

  • Ir em Extensões → Modificações → Clicar em Limpar Cache (ícone azul)

Tela de Modificações : Tela modificações Opencart

Na nova versão do nosso Painel Codemarket, ele fica em Extensões → Extensões ou Extensões → Módulos dependendo da versão, para mais detalhes veja no artigo Utilizando o Painel Codemarket em sua Loja.

  • Configurar o módulo conforme informado nas etapas abaixo e salvar, lembre-se principalmente da etapa de Permissão explicada com detalhes na Configuração do Módulo
  • Pronto, agora é só testar e usar, recomendo verificar o FAQ nesse artigo e as outras partes logo abaixo, boas vendas

Vamos ensinar nesta etapa a realizar a configuração do módulo e o que significa cada campo a ser configurado, fundamental que seja feita corretamente a configuração, para um bom funcionamento do módulo

Clique na Tab Permissão para ir até essa etapa fundamental, que iremos definir as permissões da para o modo de Produção e Teste.

Passos produção:

  1. Precisa ter um cadastro aprovado na Wirecard (Moip), depois disso informe o tipo de conta ao lado
  2. Clique no botão Solicitar Permissão
  3. Você será encaminhado para a página da Wirecard (Moip), faça o Login caso não tenha feito
  4. Clique em Permitir Conexão
  5. Feche o Modal dessa configuração e clique em Limpar Cache na linha do módulo Pronto, agora vai aparecer as configurações do módulo

Passos teste:

  1. Crie uma conta de teste, clicando aqui.
  2. Repita o passo 2) em diante dos passos de produção, clicando no botão Solicitar Permissão Teste

Observação: pode levar alguns segundos, pois é criado também o Webhook para as notificações de Pagamentos, devido testes de URLs para achar a URL correta sem redirecionamento . Tempo estimado de 5-10s e se for loja Opencart 2.x abaixo da 2.3.x pode levar um pouco mais.

Cartão - Configuração básica

  • Parcela máxima: Informe o máximo de parcela que deseja que apareça para o cliente selecionar, exemplo: 8, neste caso no máximo será exibido até no máximo 8 parcelas.
  • Ordem na Listagem de Pagamento: Informe a ordem que deseja que aparece na listagem de Pagamento, quanto menor, primeiro fica na ordem, exemplo Cartão de Crédito 1 e Boleto 2, neste caso o Cartão de Crédito aparece antes do Boleto
  • Região Geográfica: Informe a região que deseja habilitar o módulo, se não definir, vai funcionar para todas
  • Habilitar Modo de Teste: Informe se deseja ativar o modo de teste, recomendado apenas para teste, acima das tabs, aparece se o Cartão está no modo de teste ou não também para facilitar. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o modo de teste e Não vai ativar o modo de Produção.
  • Habilitar: Informe se deseja ativar o Cartão de Crédito, fazendo o mesmo aparecer na listagem de Pagamentos se todas as condições forem atendidas, como a região geográfica. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o módulo e Não desativar.

Exemplo de configuração: Moip Exemplo Configuração básica

Cartão Personalização

  • Título Cartão de Crédito: Informe o título do Cartão de Crédito, ele vai aparecer na listagem dos Pagamentos e também no Pedido
  • Título Botão Confirmar Pedido: Informe o título do Botão Confirmar Pedido, que aparece junto da tela de Pagamento, para o cliente processar o Pagamento e mudar o histórico do Pedido para Em Análise
  • Informação Pagamento: Informe o texto que ira aparecer acima dos dados do Cartão de crédito, opcional para exibir alguma mensagem para o seu cliente, como informar que a compra é segura ou algum procedimento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
    • {cartao} Últimos dígitos do Cartão e Bandeira
    • {desconto_reais} Valor de desconto
    • {juros} Valor do juros
    • {parcelamento} Quantidade de parcelas e valor
    • {total} Valor total pago no Cartão com os descontos e juros do parcelamento
  • Mensagem Histórico: Informe o texto que ira aparecer no histórico, no Status inicial em Análise, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
    • {cartao} Últimos dígitos do Cartão e Bandeira
    • {desconto_reais} Valor de desconto
    • {juros} Valor do juros
    • {parcelamento} Quantidade de parcelas e valor
    • {total} Valor total pago no Cartão com os descontos e juros do parcelamento

Cartão Parcelas

Nesta etapa, pode informar a configuração de cada parcela do Cartão, como o valor mínimo do Pedido para Habilitar elas e o juros de cada parcela. Já para a 1x, pode definir o desconto em porcentagem, um número de 0-100.

Parcela 1x

  • Desconto à vista % (0-100): Informe o valor de Desconto à vista % (0-100), um número de 0 até 100, para o desconto em porcentagem para pagamento em 1x, exemplo: 5, logo o sub total vai ter 5% de desconto se o cliente escolher 1x, caso custe 100 reais, vai ficar em 95 reais.

Parcela 2x até 12x

  • Pedido mínimo: Informe o valor para habilitar a parcela, ela só vai ser exibida, quando o valor do pedido for igual ou maior ao valor informado. Use sempre ponto no lugar da vírgula ou valor inteiro, exemplo 350.80 ou 350.
  • Juros % (0 até 100): Informe o valor de Juros a % (0-100), um número de 0 até 100, para o juros de pagamento, exemplo: 4x juros de 10, se o pedido custa 100 reais, vai ficar 110 reais o total com o juros.

Boleto - Configuração básica

  • Instrução Boleto Linha 1 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 1
  • Instrução Boleto Linha 2 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 2
  • Instrução Boleto Linha 3 (até 60 caracteres): Texto de Instrução que ira aparecer no Boleto Linha 3
  • Desconto % (0 até 100): Informe o valor de Desconto % (0-100), um número de 0 até 100, para o desconto em porcentagem para pagamento em 1x, exemplo: 5, logo o sub total vai ter 5% de desconto se o cliente escolher 1x, caso custe 100 reais, vai ficar em 95 reais.
  • Ordem na Listagem de Pagamento: Informe a ordem que deseja que aparece na listagem de Pagamento, quanto menor, primeiro fica na ordem, exemplo Cartão de Crédito 1 e Boleto 2, neste caso o Cartão de Crédito aparece antes do Boleto
  • Habilitar Modo de Teste: Informe se deseja ativar o modo de teste, recomendado apenas para teste, acima das tabs, aparece se o Cartão está no modo de teste ou não também para facilitar. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o modo de teste e Não vai ativar o modo de Produção.
  • Prazo vencimento em dias: Informe o prazo para Vencimento do Boleto em dias
  • Região Geográfica: Informe a região que deseja habilitar o módulo, se não definir, vai funcionar para todas
  • Habilitar: Informe se deseja ativar o Boleto, fazendo o mesmo aparecer na listagem de Pagamentos se todas as condições forem atendidas, como a região geográfica. Sim ou Não, se escolher Sim, vai ativar o módulo e Não desativar.

Boleto Personalização

  • Informação Pagamento: Informe o texto que ira aparecer acima dos dados do Boleto, opcional para exibir alguma mensagem para o seu cliente, como informar que a compra é segura ou algum procedimento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
    • {desconto_reais} Valor em reais do desconto por Boleto
    • {total} Valor de desconto: Valor total do Pagamento por Boleto
  • Mensagem Histórico: Informe o texto que ira aparecer no histórico, no Status inicial em Aguardando Pagamento, pode ser usado vários coringas para personalizar essa informação, como:
    • {desconto_reais} Valor em reais do desconto por Boleto
    • {total} Valor de desconto: Valor total do Pagamento por Boleto
    • {botao} Botão gerado com o Link do Boleto
    • {link} URL do Boleto, pode ser usado para criar um Link ou Botão por exemplo
    • {linha_digital} Exibe os números do Boleto para Pagamento
  • Modal - Conteúdo: Informe o texto que ira aparecer no Conteúdo do Modal,, pode ser usado os mesmos coringas da Mensagem Histórico para esse conteúdo, exemplo {linha_digital} para informar os números do Boleto
  • Título Boleto: Informe o título do Boleto, ele vai aparecer na listagem dos Pagamentos e também no Pedido
  • Título Botão Confirmar Pedido: Informe o título do Botão Confirmar Pedido, que aparece junto da tela de Pagamento, para o cliente processar o Pagamento e mudar o histórico do Pedido para Aguardando Pagamento
  • Modal Título: Informe o título do Modal aberto após gerado o Boleto
  • Modal - Título Botão Direito: Informe o título do Botão do lado direito do modal, esse botão abre o Boleto gerado e vai para a página de sucesso
  • Modal - Título Botão Esquerdo: Informe o título do Botão do lado esquerdo do modal, esse botão fecha o Modal e vai para a página de sucesso

Status Pedidos

Nesta etapa, você vai definir os Status de sua loja, relacionados com os Status dos Pedidos na Wirecard, basta relacionar entre ambos, caso não tenha o Status correto em sua loja, crie o mesmo, que ira aparecer para relacionar.

  • Status aguardando confirmação de pagamento (Boleto): Pedido aguardando confirmação de pagamento. Indica que há um boleto que ainda não foi confirmado pelo banco, mas foi criado
  • Status em análise (Cartão): Pedido aguardando confirmação de pagamento. Indica que há um pagamento de cartão em análise.
  • Status Pago: Pedido pago. O pagamento criado neste pedido foi autorizado.
  • Status Não Pago: Pedido não pago. O pagamento criado neste pedido foi cancelado (Pagamentos com cartão podem ser cancelados pela Wirecard ou pelo emissor do cartão, boletos são cancelados 5 dias após vencimento, débito bancário é cancelado em caso de falha).
  • Status Revertido: Pedido revertido. Sofreu um chargeback ou foi completamente reembolsado.
  • Alertar sobre mudança no status do Pedido: Informe se deseja enviar um E-mail para o cliente sobre a mudança no histórico do pedido, Sim caso deseje enviar e Não caso prefira não enviar.

Configuração

Nesta etapa, você vai definir a relação dos Campos Extras e nome na Fatura do Cartão É essencial a criação e relação dos campos extras criados, pois são dados obrigatórios para a Wirecard, por isso recomendamos que use máscara e validação nesses campos e outros do cadastro do cliente, para evitar erros neles.

Para Máscaras e validação do CPF/CNPJ, recomendamos esse módulo de nosso equipe:
[Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3 ](https://www.codemarket.com.br/produto/validar-e-mascara-cep-cpf-cnpj-e-telefone-cadastro-e-checkout-para-opencart “Validar e Máscara (Cep, CPF, CNPJ e Telefone) - Cadastro e Checkout para Opencart 2 e 3”) , já acompanha instalação e adaptação ao tema

  • Nome na Fatura (máximo 13 caracteres): Informe o nome para aparecer na Fatura
  • Campo Extra CPF: Relacione com o Campo Extra CPF da Loja , usado nos dados do cliente para pessoa física, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório
  • Campo Extra CNPJ: Relacione com o Campo Extra CNPJ da Loja, usado nos dados do cliente, para pessoa jurídica, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório
  • Campo Extra Número: Relacione com o Campo Extra Número da Loja, usado no endereço, recomendado que seja um campo obrigatório
  • Campo Extra Complemento: Relacione com o Campo Complemento da Loja, usado no endereço
  • Campo Extra Data de Nascimento: Relacione com o Campo Extra Data de Nascimento da Loja , usado nos dados do cliente para pessoa física, recomendado uso de máscara nesse campo para evitar erros de cadastro e que seja obrigatório

Nesta etapa, vamos mostrar alguns exemplos de Configuração base

Cartão Personalização

Mensagem Histórico: Pagamento por Cartão de Crédito {cartao} Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor juros do parcelamento: {juros} {parcelamento} Valor total: {total}

Boleto Personalização

Informação Pagamento: <p>Pague de forma segura por Boleto</p>

<p><span style="color: rgb(148, 189, 123); font-weight: bold;">Desconto de {desconto_reais}</span></p>
<span style="font-weight: bold;">Valor total {total}</span>

Mensagem Histórico: Pagamento por Boleto Valor de Desconto: {desconto_reais} Valor total: {total} Clique no botão abaixo para abrir o Boleto {botao} <a href='{link}' rel='nofollow' target='_blank'><b>Pagamento, clique aqui</b></a>

Modal - Conteúdo: <p>O boleto foi gerado com sucesso, você pode optar por visualizar o boleto clicando em “Visualizar boleto”</p> {linha_digitavel}

Nessa página, iremos explicar algumas dúvidas gerais de forma resumida e pequenas dicas

  • O módulo funciona para Opencart 2.x até 3.x, para todas as versões deles
  • Precisa do PHP 5.6 ou mais atual
  • Painel Codemarket
  • Checkout Padrão da plataforma Opencart de preferência
  • Cadastro ativo na Wirecard (Moip)

É obrigatório o uso de SSL e da versão TSL 1.2 do protocolo de SSL, pode verificar em sua hospedagem, a maioria hoje já suporta essa versão, ela é altamente recomendada por questão de segurança.

Segue a informação da Wirecard (Moip) sobre isso: “Temos um protocolo que é responsável pela transmissão de informações do seu site para o Moip com segurança. Esse protocolo é chamado TLS e a partir do dia 30/06/2018 ele será atualizado para a versão 1.2 e todas as versões anteriores (1.0 e 1.1) serão desativadas.

Não esqueça de verificar o seu sistema e garantir que ele está pronto para o TLS 1.2, caso contrário o Moip poderá parar de funcionar no seu site.”
Para mais detalhes da informação no Moip

Para realizar um teste, use o SSL Labs, endereço: https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=codemarket.com.br&latest
Troque codemarket.com.br para o endereço do seu site, ele vai avaliar o SSL em seu site, informar a pontuação, recomendados A ou A+ e também informa a versão do TLS suportado.

Vá até Configuration → Protocols e veja em TLS 1.2 se aparece Yes, se sim, está tudo certo com o seu protocolo de SSL Veja como deve aparecer: Moip Exemplo Configuração básica

O funcionamento em Checkout fora do padrão da plataforma Opencart, vai depender basicamente da qualidade do Checkout e compatibilidade do mesmo
Temos instalado em algumas lojas com Checkouts fora do padrão da plataforma e alguns até não indicados funcionou normalmente, porém não tem como garantirmos que vai funcionar em qualquer Checkout, por isso recomendamos sempre que use o padrão ou um bem feito.

Recomendamos que a loja valide bem os campos do cadastro, use máscara e os campos extras obrigatórios, para o melhor funcionamento do módulo e usabilidade do cliente, que só precisa informar alguns dados no Cadastro e não no Pagamento novamente.
Fundamental também o uso de máscara nos campos CEP, Telefone, Data de Nascimento e outros, para evitar erros de digitação do cliente.

Recomendamos os seguintes módulos para ajudar na validação e usabilidade do Cadastro e Checkout de sua loja

Recomendamos o Opencart 3.0.3.6 e o 2.3.0.2, para mais detalhes veja o artigo Qual versão do Opencart usar?.
Evite usar versões antigas do Opencart 2 ou 3.

Isso mesmo, a licença de uso é totalmente gratuita e sem custo, incluso o suporte de 3 meses e atualizações sem custo.

Sim, para usar em mais de uma loja, precisa fazer um pedido com uma nova licença, para poder gerar a Licença para a loja desejada.

Vamos ensinar nesta etapa, como entrar em contato conosco para Suporte ou Dúvida.

Esse é o Canal no qual preferimos, devido a facilidade do seu uso por ambas as partes, poder enviar imagens, vídeos e ficar tudo registrado, uma excelente forma de comunicação e também muito útil para suporte.

Para abrir um suporte por e-mail, envie um e-mail para: contato@codemarket.com.br

Assunto:
Suporte Pagamento Wirecard (Moip) Opencart Checkout - Resumo do problema

Conteúdo:
Tente informar de forma resumida e completa sobre o motivo do suporte, para agilizar o atendimento do mesmo, segue os dados importantes no conteúdo do e-mail:

E-mail usado em nosso site para o Pedido:
Nome da Loja:
URL da Loja:
Versão do Opencart:
Checkout nativo:
Sistema de Cache na Loja ou Hospedagem: Resumo do motivo do suporte ou dúvida:

Opcional:
Dados do FTP da loja:
Dados da administração da loja:

Nosso suporte é feito de segunda a sexta feira, entre 11:00 e 17:00, o prazo estimado é de 2-3 dias úteis para um retorno, para resolver o suporte, o prazo varia conforme a complexidade do mesmo e agilidade nas informações dos dados necessários para podermos verificar, normalmente é resolvido entre 3-5 dias úteis.

  • doc/opencart/moip-opencart-checkout.1619876303.txt.gz
  • Última modificação: 4 anos atrás
  • por Felipo Antonoff